Equipe –

Leonardo Metsavaht

Ortopedia e Traumatologia - Cirurgia Minimamente Invasiva
Mesoterapia Clinica | CRM: 5254145­0 

Histórico

Sua área de atuação cirúrgica é fortemente ligada joelho, ombro e quadril, mas sempre foi grande seu desejo de identificar os fatores preditivos das lesões ortopédicas para poder desenvolver métodos para a prevenção das lesões. Isto o fez buscar o máximo do conhecimento da biomecânica de todas articulações do corpo humano. Por esta razão fez formação em Cirurgia do Joelho durante 2 anos no Hospital da Lagoa sob orientação do Dr. João Batista de Abreu e seguiu coordenando o Ambulatório de Cirurgia do Joelho, chefiado pelo Dr José de Barros por mais 4 anos. Em seguida fez seu Mestrado em cirurgia do Ombro e Cotovelo na UFRJ sob orientação do Prof. Dr. Irocy Knackfuss e Direção do Dr. José Sérgio Franco que, quando concluído, estendeu por mais 2 anos seus estudos sobre a Cirurgia do Tornozelo e Pé.  A convite do Dr. José de Gervais criou e desenvolveu o programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Mão e Membro Superior (ombro,cotovelo, punho e mão) da 11ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia o qual Coordenou por 10 anos de maneira voluntária e não-remunerada. Participou de diversos programas de extensão do conhecimento destas articulações no exterior e o resultado foi a fundação, em 2009, do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde – IBTS, com seu paciente e amigo Jorge Paulo Lemann. O IBTS tem como missão descobrir novos conceitos em medicina que previnam as lesões ortopédicas e irradiar este conhecimento para todo Brasil (www.brasilsaude.org.br).

Formado em Medicina em Porto Alegre na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA - Santa Casa de Misericórdia) em 1990. Médico especialista em Ortopedia (Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT/AMB) e Médico especialista em Fisiatria (Membro Titular da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação - ABMFR/AMB). Foi fundador do Comitê de Traumatologia Esportiva da SBOT em 1990, atualmente denominado de SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte) e realiza pesquisas nestas áreas desde 1994. Conduziu o Ambulatório de Cirurgia do Joelho do Hospital da Lagoa (1994-1997). Mestre em Medicina (Ortopedia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Professor de Ortopedia, criou e coordeneou por 10 anos a Pós-Graduação em Cirurgia Reconstrutiva da Mão e Membro Superior na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (11ª Enfermaria / 1999-2009), formando mais de 40 especialistas e pesquisadores do Brasil e estrangeiros. Recebeu o PPCR Award 2010 pelo Departament of Continuing Education de Harvard Medical School, pelo seu desempenho no curso de Principles in Clinical Research. Atualmente Preside o Departamento de Terapias Minimamente Invasivas da ABMFR (até 2014) tendo como meta promover a capacitação técnica dos Fisiatras nas abordagens intervencionistas ambulatoriais. É Cientista Chefe do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde (CSO / IBTS) coordenando e atuando diretamente em três linhas de pesquisa: biomecânica, otimização de medicamentos e o estudo de casos ortopédicos raros ou complexos.

Toda sua produção científica está disponível através do Currículo Lattes do CNPq:

http://lattes.cnpq.br/7298019471286129

Títulos

Mestre em Medicina – Departamento de Ortopedia e Traumatologia – SOT / UFRJ

Diretor Científico do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde

PPCRC Award 2010 – DCE  –  Harvard Medical School

Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia AMB/CFM

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Fundador do Comitê de Traumatologia Esportiva da SBOT

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Membro do International Society of Arthroscopy Knee Surgery and Orthopedic Sports Medicine

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão

Médico Especialista em Fisiatria

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR)

Presidente do Departamento de Terapêuticas Invasivas da ABMFR

Diretor do Comitê de Mesoterapia DTI / ABMFR

Membro da International Society of Physical Rehabilitation Society

Professor de Ortopedia e Coordenador da Pós-Graduação em Cirurgia do Membro Superior da Santa Casa de Misericórdia – Enfermaria. 11  (2000 a 2009)

Publicações

  • Título: Medicina de Reabilitação
    Editor: Sérgio Lianza - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
    Capítulo: Mesoteria nas afecções do aparelho músculo-esquelético
    Resumo: Extensa descrição da aplicabilidade do método mesoterápico nas afecções do aparelho músculo-esquelético e o benefício para a reabilitação física do indivíduo.

  • Título: Lesões no esporte:  diagnóstico, prevenção e tratamento
    Editor: Moisés Cohen e Renée Abdala - Escola Paulista de Medicina
    Capítulo: Mesoteria na traumatologia esportiva
    Resumo: Um breve relato sobre a aplicabilidade do método no tratamento de lesões dos atletas.

  • Título: Tratamento das Síndromes compressivas dos nervos periféricos
    Editor: Departamento de Educação Continuada - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Merk
    Resumo: São apresentadas diretrizes para o diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica das síndromes compressivas dos nervos dos membos superiores e inferiores. Afecções que normalmente devem ser diagnosticadas clinicamente, visto exames podem não detectá-las. (síndrome do túnel do carpo, do supinador (radial), do ulnar, piriforme (ciático), fibular, tibial posterior (tornozelo) e neuroma de Morton (pé).

  • Título: Cirurgia da Mão: trauma
    Editor: Jeferson Braga Filho – PUC Porto Alegre
    Capítulo: Tendinopatias
    Resumo: Apresenta os novos conceitos de diagnóstico, prognóstico e de conduta terapêutica para as tendinopatias, tendinites e tendinoses do aparelho músculo-esquelético apendicular.

  • Título: Dor: contexto interdisciplinar
    Editor: Manuel Jacobsen Teixeira e Lin Tchia Chien - USP
    Capítulo: Mesoteria na dor
    Resumo: Apresenta a abordagem mesoterápica para o tratamento de dor crônica ou degeneratiuva.

  • Título: Estudo prospectivo do método mesoterápico no tratamento da síndrome do pinçamento no ombro.
    Editor: Departamento de Ortopedia e Traumatologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Resumo: Tese submetida ao corpo docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como parte dos quesitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Medicina. Aprovada: conceito “A”. Banca Examinadora: Prof. Dr. Sérgio Lianza (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo), Prof. Dr. Antônio Victor de Abreu (HUCFF/DOT/SOT/UFRJ), Prof. Dr. José Sérgio Franco (HUCFF/DOT/SOT/UFRJ).

  • Título: Metsavaht & Metsavaht - Mesotherapy for the treatment of the painful musculoskeletal disorders
    Editor:  Setor de Pós-Graduação da 11ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
    Resumo: Conjunto de estudos desenvolvidos na 11ª Enfermaria e na UFRJ sobre o método mesoterápico para o tratamento de condições dolorosas do aparelho músculo-esqueléticos. A publicação em língua inglesa teve como objetivo divulgar os conhecimentos para os congressistas do  3rd World Congress of the International Society of Physical Rehabilitation Medicine.

Danielle Muri Rivera

Cirurgia da Mão e Microcirurgia
Mesoterapia Clínica CRM 5272048-8

Equipe de apoio

Atendimento ao Cliente

e-mail: atendimento@metsavaht.com.br

 

Atendimento ao paciente

e-mail: enfermagem@metsavaht.com.br