Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença dermatológica de fundo alérgico que acomete desde crianças a partir de 3 meses de idade  até os 7 anos, quando se espera uma remissão espontânea, mas podendo persistir até a fase adulta.Tem predisposição genética, havendo , na maioria das vezes, vários parentes com algum tipo de alergia.

dermatite_atopicaA pele manifesta-se com placas vermelhas e descamativas, com uma coceira intensa, principalmente nas regiões flexoras (dobras) dos cotovelos, joelhos, punhos, axilas etc.A pele do corpo em geral mostra-se extremamente ressecada e irritada.

Existe uma estimativa de que a população infantil esteja hoje sofrendo muito mais com a dermatite atópica devido ao aumento a exposição de fatores desencadeantes (ácaros) que são microscópicos insetos que só conseguimos ver ao microscópio e que são os grandes vilões também da asma, bronquite e rinite. Eles gostam de viver nos filtros e ductos de ar condicionado, carpetes, animais de pêlos, bichinhos de pelúcia, cortinas de tecido, colchões e travesseiros. Por isso, para prevenção e tratamento de praticamente a maioria das doenças alérgicas, é muito importante que desde o nascimento a criança não se exponha a estes fatores, da seguinte forma:

  • » Manter o quarto bem arejado, com sol adentrando pelas janelas.
  • » Limpar os ambientes com pano de chão úmido, sem produtos com forte odor. Aspirador de pó também é recomendado.
  • » Evitar que a criança esteja em casa na hora da limpeza ou no ambiente onde esteja sendo feita.
  • » Evitar roupas de lã e tecidos sintéticos, dando preferência a tecidos 100% algodão.
  • » Evitar animais de pêlo em casa (jabuti e peixe são boas opções).
  • » Evitar bichos de pelúcia e bonecos que acumulem poeira.
  • » Evitar banhos muito quentes.
  • » Evitar perfumes e odores fortes.
  • » Usar sabão neutro para lavar as roupas (como o de glicerina em barra). Enxaguar bem e não usar amaciantes.
  • » Usar forros especiais para colchões e travesseiros.
  • » Realizar a limpeza semanal dos filtros de ar condicionado em casa e procurar firmas especializadas em limpeza de ar condicionado central.
  • » Manter lençóis e roupas de banho sempre limpos.
  • » Procurar ter uma alimentação saudável e natural, evitando ao máximo produtos com corantes e aditivos químicos.

A partir daí, você estará prevenindo o desencadeamento da doença e que, o paciente que já a tenha, evite as crises.

No caso de a criança já ter a doença, é muito importante o uso de hidratantes e emolientes cutâneos para tratar e prevenir. Os produtos devem ser isentos de perfume, corantes e conservantes. Os banhos devem ser frios, rápidos, sem bucha ou escovão e com sabonetes especiais para remover a sujeira sem remover a barreira lipídica que é muito importante para a manutenção do equilíbrio da pele. Nos casos leves, bastam essas medidas e um corticóide tópico. Em casos com muita coceira, o uso de antialérgicos também é indispensável. Nos casos mais graves, recomenda-se o uso de substâncias imunomoduladoras tópicas, podendo-se chegar ao uso de medicações imunosupressoras via oral. Procure sempre um dermatologista para o diagnóstico preciso e escolha do tratamento mais adequado. Evite a automedicação: além do efeito rebote (a doença pode piorar), você pode estar gastando seu dinheiro à toa.