Cirurgia video assistida

A vídeo-artroscopia foi bastante popularizada para o tratamento de afecções do joelho, que é a maior articulação do corpo humano. Muitos atletas já foram submetidos a cirurgias de meniscos e ligamentos cruzados por este método, sendo bastante divulgados pela mídia. Mas a vídeo-artroscopia evolui rapidamente e já faz parte do arsenal terapêutico ortopédico para o tratamento de articulações menores como o ombro, cotovelo, tornozelo, punho e polegares. Permitindo o tratamento minimamente invasivo de problemas bastante freqüentes como a Síndrome do Túnel do Carpo, Rizartrose (artrite da base do polegar), epicondilite lateral (cotovelo do tenista), bursites e tendinites do ombro e muitas outras.

cir01Uma micro-câmera acoplada a uma ótica é utilizada para se ter visão direta do problema no interior da articulação. Assim pode-se fazer procedimentos cirúrgicos sem que haja necessidade de fazer uma incisão na pele ou abertura de músculos, tendões e ligamentos.

 

 

 

cir02É possível se fazer cirurgias por “artroscopia” não só grandes articulações como o joelho, mas também nas pequenas como o punho (foto).

 

 

 

 
 

cir03Artroscopia para o tratamento da artrose no polegar.